sábado, 2 de abril de 2011

LATERALIDADE CRUZADA


A maioria dos autores acredita que existe no cérebro um hemisfério predominante responsável pela lateralidade do indivíduo - desta maneira, de acordo com a ordem enviada pelo cérebro dominante, teremos o destro ou o canhoto.

Além da dominância de mão, existe também a do pé, do olho, do ouvido.Quando essas dominâncias não se apresentam do mesmo lado diz - se que o indivíduo tem lateralidade cruzada.Os disturbio psicomotores são evidentes e resultam em deformação do esquema corporal. São algumas as formas mais comuns desse distúrbio:

mão direita dominante X olho esquerdo dominante

mão direita dominante X pé esquerdo dominante e o inverso.

Geralmente essas crianças apresentam:


Alto índice de fadiga,quedas freqüentes,coordenação pobre,problemas de linguagem,atenção instável.


Em termos de aprendizagem, a criança com lateralidade indefinida refere-se ao tipo de grafia, resultando dificuldade de orientação espacial e postura inadequadas para escrita, ou seja as duas últimas irão interferir diretamente no processo gráfico da escrita. Conhecimento Direita e esquerda - conceito de grande importância para processo de alfabetização. Está ligado diretamente ao conceito de imagem corporal e lateralidade, permitindo que a criança diferecie ao lado esquerdo e o lado direito, não somente em si, mas também no outro e nos objetos.Sendo assim, ao iniciar o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, sem compreensão de conceito de lateralidade, pode implicar em confusões espacial, levando a criança a dificuldade de discriminar letras que se diferem quando à sua posição espacial, por exemplo. b - d, p-q. Observa-se que a outra dificuldade apresenta é aparecimento de escrita ESPELHADA.


Fonte: http://recantodasletras.uol.com/artigo/1607651


http://www.fontesdosaber.com/







Nenhum comentário:

Postar um comentário